Mantic Ritual – Executioner
Ano: 2009
Origem: EUA
Estilo: Thrash Metal
Esta é a nova safra de bandas de Thrash Metal que tem surgido nos últimos 3 anos. Após passar anos em baixa, o Thrash voltou com força total com o retorno ao sucessos de bandas consagradas como Death Angel, Exodus e Testament. E agora temos uma nova geração de bandas, que se baseiam aos som dos anos 80. O que pode ocorrer um pequeno problema nos dias de hoje. Muitas dessas bandas acabam meio que sendo “cópia” de tudo que já foi feito. E o Mantic Ritual é uma delas.
A banda executa um Thrashão Old School, com muita energia, Guitarras velozes e com um vocal bem interessante, bem característico do estilo. Para os admiradores irão gostar muito deste full-length, pois parece que foi gravado na década passada na Bay Area, e só hoje que esta sendo lançado. O Saudosismo é tanto, que até em vinil o álbum foi lançado.
Para repetir esse mesmo som vai ser difícil, pois metade da banda saiu após o lançamento do álbum, sendo o Dan Wetmore (Vocal/Guitarra) e o Adam Haritan (Baterista). Na formação atual hoje, contam com Dave Watson (Vocal/Guitarra), Jeff Potts (Guitarra) e Bem Mottsman(Baixo).
Dan Wetmore (Vocal/Guitarra); Jeff Potts (Guitarra); Bem Mottsman(Baixo); Adam Haritan (Baterista);
Eles bebem da fonte de Metallica (Kill’em All), Megadeth (Killing My Business) e Exodus (Bonded By Blood). Vi que muita gente falando que a banda não passa de uma cópia, plagiando as bandas acima citadas, porém eu vejo que os caras pegaram todas essas influencias e tentaram dar a sua cara, dentro da proposta da musica da banda.
Se falta em inovação ou originalidade, é compensado com garra e velocidade. O Som é calcado em guitarras inspiradas, utilizando todos os recursos do Thrash Metal com extremo bom gosto. O disco é bem homogêneo, com faixas fortes. Vale destacar as seguintes faixas:
Black Tar Sin – Faixa pra deixar o pescoço doendo de tanto Bangear. Riff matador nessa faixa, que tem uma quebrada no meio dela, onde aparece um breve bumbo duplo, que dá uma bela cadenciada.
Death And Destruction – Inicio bem interessante que me fez lembrar as guitarras de Mercyful Fate. Grande faixa. A estrutura da faixa parece com Hit The Lights do Metallica.
Souls – Pancadaria do inicio ao fim. Riffs bem trabalhados, com varias viradas, onde não tem como ficar com o pescoço parado. Animado pra bater cabeça.
Por ser o primeiro lançamento da banda e até mesmo por estar pouco tempo que estão juntos (A banda foi formada em 2008), creio que vale o voto de confiança, e principalmente um acompanhamento para os próximos lançamentos.
Nota: 7,5
Faixas:
01 – One by One [03:56]
02 – Executioner [04:35]
03 – Black Tar Sin [07:01]
04 – Death and Destruction [04:11]
05 – Murdered to Death [05:41]
06 – Souls [07:14]
07 – Panic [04:29]
08 – Double the Blood [05:50]
09 – Thrashatonement [02:50]
10 – By the Cemetery [03:11]
11 – Next Attack [04:43]
Myspace: http://www.myspace.com/manticritual